segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

KANBAN - CONTROLANDO A PRODUÇÃO VISUALMENTE

Aqueles que já leram algo relacionado a produção possivelmente devem ter se deparado com o termo Kanban, o qual tem origem japonesa significando “registro, placa visível, cartão”.  De forma simples, poderíamos definir o Kanban dentro da produção como uma forma, um método, uma ferramenta, que se destinada ao controle visual da produção e que trabalha de forma a puxar a produção controlando a quantidade de itens produzidos.

Logo, nos anos 50, sob a orientação de Taiichi Ohno (considerado o pai do sistema Kanban) a Toyota desenvolveu e passou a utilizar um sistema de cartões com o objetivo de controlar sua produção, nascendo assim o Sistema Kanban.


O conceito para criação do Kanban partiu basicamente de uma coisa que praticamente todos nós temos contatos diariamente, mas acaba passando despercebido por nós. Baseado em observações feitas nas prateleiras de supermercados, onde as mercadorias eram repostas, e à medida que eram retiradas das prateleiras e o estoque baixava, percebeu-se que visualmente era possível controlar o estoque e o mesmo só era reposto se os clientes comprassem os produtos expostos (sistema puxado puxada).



O que caracteriza o Kanban?
Tradicionalmente o KANBAN possui alguns elementos que os caracterizam, tais como:

Cartão Kanban, que serve como comunicação do sistema Kanban, autorizando tanto a produção quanto a movimentação de materiais, acompanhando os mesmos durante a produção.




Quadros Kanban, destinados a armazenar os cartões Kanban, organizando e ordenando a produção. 





Contentores, que nada mais são do que recipientes destinados a armazenar um numero controlado e determinado de peças ou materiais destinados a produção.

De forma simples, necessitamos apenas estes elementos básicos em mãos, podemos dar início ao funcionamento do Kanban, o qual através de um sistema de 3 cores (verde, amarelo e vermelho), controla a quantidade de material a ser produzido bem como a sequência de produção mais adequada a necessidade da empresa. No quadro Kanban há os nichos, destinados aos cartões, nichos estes demarcados com as cores mencionadas e, como logica produtiva adota-se a seguinte situação:

- Quadro vazio à o estoque completo;
- Quadro com cartões nos nichos verdesà produção sob controle (se produz se houver folga);
- Quadro no nível amarelo à atenção! O estoque está chegando a níveis críticos;
- Quadro em nível vermelho à situação crítica, deve-se priorizar a produção do item.


EXEMPLO RESUMIDO DE KANBAN DE PRODUÇÃO

Quais as vantagens do uso do Kanban?
A adoção do Kanban dentro das industrias possibilita o desenvolvimento de um sistema de baixo custo, fácil instalação e com uma capacidade de autocontrole por parte da equipe (empoderamento da equipe). Além disso, o estoque e a sequência de produção ficam mais controlados o que geram ganhos imensos a empresa, tanto financeiros quanto de produtividade e comprometimento, ou seja, o Kanban pode contribuir muito.

Treinamento:
Apesar de parecer algo fácil de ser aplicado, pois se tratasse de indicar o sequenciamento da produção ou trabalho através de cartões, cores e prioridades, a implantação do mesmo, demanda tempo e principalmente comprometimento e envolvimento das pessoas. Tomando um pouco da história e da criação desta ferramenta, sabe-se que a mesma demorou mais de 20 anos para ser implanta da na Toyota.
Outras formas de Kanban
- Um espaço vazio na linha de produção;
- Caixas ou volumes;
- Cores pintada no chão indicando espaços e quantidade (volume);
- Luzes em painéis.

 DICA DE LIVRO
Se tiverem mais interessa sobre o sistema Kanban q sua aplicação, podem obter no livro Gestão de Projetos e Lean Construction: Uma Abordagem Prática e Integrada, link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário